Seu HD pode estar sendo invadido, evite;

HDs externos wireless da Seagate podem apresentar riscos sérios aos usuários. Através de uma falha, criminosos podem abrir remotamente os disco rígidos utilizando um login genérico, que dá acesso aos dispositivos e permite que dados sejam extraídos dos HDs. A falha foi exposta numa operação realizada pela empresa de segurança Tangible Security.

Segundo Washington Reis Brito, engenheiro da Seagate no Brasil, a fabricante dos HDs teve conhecimento do problema há algum tempo e vem desenvolvendo correções para a brecha desde então. “Em uma ação conjunta com a empresa de segurança, desenvolvemos patches para corrigir o problema ao longo dos meses”, explica.

seagate-wireless-disco-rigido-externo

Washington afirma que a informação de que a Seagate foi pega de surpresa pela revelação da falha e que liberou correções para o problema em caráter emergencial não são verdadeiras. “Prova disso é que a atualização foi liberada em 1º de setembro no CERT (site especializado em registrar vulnerabilidades de software)”. Enquanto isso, o post da Tangible Security, que divulgou a história na Internet, foi ao ar no dia 2.

De acordo com o engenheiro é altamente recomendado que os usuários procurem atualizar o firmware de seus discos rígidos. Para realizar o procedimento, é preciso acessar o serviço de atualização via Internet. Segundo o engenheiro, uma vez realizada a instalação da nova versão do firmware, o problema estará corrigido.

A brecha encontrada nos produtos wireless da Seagate possibilita que hackers acessem o HD com privilégios de administrador, permitindo ao invasor executar um serviço Telnet, que pode garantir acesso aos dados armazenados. Telnet é um protocolo de rede que permite acesso remoto via Internet ou conexão local a dispositivos que estejam conectados a uma rede, como é o caso dos discos rígidos wireless.

Fonte: TT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *